
GRUPO JOVEM

Idealizado pela Escola de Desenvolvimento Artístico sob direção de Luciana Romani e Tiago Salgado, o Grupo Jovem nasce em 2022, com a premissa de proporcionar aos seus participantes uma vivência profissional em dança e de articular no município um grupo local.
O grupo atualmente conta com os bailarinos, residentes em Cotia e região, e possui uma grade semanal de aulas de Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Condicionamento físico, além de ensaios e processos criativos desenvolvidos com os coreógrafos convidados.
Rotina do Grupo
Semanalmente o Grupo jovem realiza aulas de ballet clássico, dança contemporânea e para proporcionar a melhor vivência aos bailarinos, a cada semestre um novo coreógrafo é convidado para desenvolver um novo trabalho.
É um grande enriquecimento para a carreira artística dos integrantes e para o desenvolvimento artístico e visibilidade do município.
Trabalhos e Cronologia



Germinar 2022
Primeiro trabalho do grupo. Coreografada por Evandro Hegel, a coreografia germinar recebe 1º lugar nos festivais: prêmio Paulista de dança e tabõao fest dance e é classificada para o festival de dança de joinville.



Idílico 2023
Rodrigo Vieira é o terceiro coreógrafo do grupo, construindo a coreografia "Idílico".


Primeira Audição do Grupo 2024
O Grupo Jovem abre as portas pela primeira vez para novos integrantes. Na ocasião 3 bailarinas passam a integrar o grupo.



Utopia do Vôo 2024
O Grupo é contemplado pelo Edital Paulo Gustavo de Cotia com o projeto “Utopia do Vôo”, um vídeodança elaborado a partir da intercomunicação da coreografia Idílico de Rodrigo Vieira e das obras do artista plástico Nicolas Vlasvianos. O videodança propõe o diálogo das duas linguagens artísticas através do corpo dos intérpretes.
Foi exibido na biblioteca municipal de Cotia e na EDA.


Circuito das Artes 2024
O Grupo Jovem fecha a temporada de 2024 com a apresentação das coreografias Germinar de Evandro Hegel e o duo do espetáculo O que resta de mim de Rivaldo Ferreira.



Trindade 2022
Dirigido por Alexandre Almeida, “TRINDADE” é o primeiro espetáculo do grupo.




Festival de Dança de Joinville 2023
O Grupo viaja para o maior festival de dança da América Latina, o Festival de Dança de Joinville, e realiza diversas apresentações pela cidade, além de participar do festival da sapatilha.




O Que Resta de Mim 2024
Com Rivaldo Ferreira, o Grupo dá início a uma nova montagem. Em 5 meses nasce “O que resta de mim” o segundo espetáculo do Grupo Jovem.
A obra estreia em seu local de residência, com duas apresentações. Em seguida, apresenta-se no CEU Butantã e em outros espaços.


Aniversário do CEU Butantã 2024
O grupo sobe ao palco com as coreografias “Germinar” e um trecho da obra do “O que resta de mim” para celebrar o aniversário do CEU Butantã