ç
Tiago Salgado e Luciana Romani
Luciana e Tiago possuem uma trajetória permeada pela arte, casados, se conheceram no curso de formação em Teatro no ano de 2011 e desde então compartilham e criam um caminho artístico juntos.
Nesses encontros, em 2017 veio a oportunidade de ampliar o trabalho em Dança e Teatro da Luciana que já trabalhava como professora e assim nasceu a EDA, local que tem como objetivo formar e transformar pessoas através da arte. A escola teve um novo começo com a proposta de ser uma escola jovem, contemporânea e com um ambiente saudável e acolhedor para aqueles que querem conhecer e vivenciar a arte.
Não somos somente uma escola de dança, queremos desenvolver artisticamente crianças, jovens e adultos de forma livre e autêntica através da arte da dança e do teatro. Nosso objetivo também é oferecer para o mercado, bailarinos e atores protagonistas de suas próprias carreiras e preparados para contribuir no cenário artístico atual.
Fazemos isso acreditando que somos uma família, um local de livre criar, onde juntos realizamos o que não poderíamos realizar sozinhos.
Nossa filosofia
Nossa filosofia de trabalho se baseia fundamentalmente na Técnica Klauss Vianna.
Klauss foi um bailarino e coreógrafo brasileiro que transformou junto com sua esposa Angel Vianna a forma como o corpo era visto na dança e no teatro entre as décadas de 60 e 90. Sua técnica (TKV) ficou conhecida como um trabalho de consciência corporal e hoje pode ser entendida como arte do corpo e educação somática.
Esta técnica permeia toda a pesquisa da Luciana e do Tiago e é a base dos ensinamentos da EDA. Isso se traduz na forma de corrigir cada aluno, buscando o movimento mais coerente para cada corpo, sem comparações ou modelos padronizados. Na escola temos turmas de dança e teatro divididas por nível de experiência e idade, assim a EDA consegue dar suporte e formação para os alunos a partir dos 3 anos. Queremos que nosso aluno se sinta reconhecido e valorizado como ele é e que isso seja a motivação para o seu desenvolvimento artístico.
Para Klauss, todo corpo podia dançar e não só o padrão europeu de corpo era adequado; cada corpo era único e deveria ter suas potencialidades e limitações respeitadas.
Como tudo comecou ...
Nossa estrutura
Estamos localizados no coração da Granja Viana na Rua José Felix de Oliveira, 1133 em um prédio de 300m2 dispostos em:
-
Recepção com área de espera espaçosa
-
3 salas grandes e ventiladas sendo 2 com piso elevado para proteção articular das bailarinas
-
Vestiários amplos com chuveiros
-
Varanda para socialização
-
Local para estudo
-
Estacionamento gratuito
-
Cabelereiro, café, loja de conveniência e restaurantes no complexo.
Nossas salas
Sala Angel Vianna
Angel Vianna é a precursora da linhagem de grandes mulheres que inspiram a EDA. Bailarina, coreógrafa e pesquisadora do movimento, foi esposa do Klauss Vianna e sistematizadora da sua técnica. Angel é como uma diva para nós, mulher forte, além do seu tempo, artista e professora espetacular, aos 92 anos é uma referência para o mundo da dança e da pesquisa corporal.
Sala Luzia Carion
Luzia Carion é uma grande amiga. Atriz, mestre nas artes cênicas, dramaturgista, preparadora corporal e referência na Técnica Klauss Vianna, Luzia conheceu nossa sócia Luciana como aluna na Oficina de Atores Nilton Travesso quando uma relação de admiração e respeito mútuo nasceu. Como fundadora do Obara – Grupo de Pesquisa e Criação, do qual Luciana e Tiago são integrantes desde 2011, Luzia os alimenta e desafia artisticamente toda semana agindo como a grande mentora que é.
Sala Luciana Romani
E a linhagem de grandes mulheres chega a nossa sócia e Diretora Artística, Luciana Romani. Luciana é a alma da EDA e, junto com seu marido Tiago, materializam na escola, através de suas aulas e do cuidadoso acompanhamento dos professores, toda a filosofia Klauss Vianna que move o nosso fazer. Luciana é uma jovem empreendedora; delicada, porém determinada, não tem medo de colocar seus sonhos para acontecer com muito trabalho, dedicação e amor pela arte. Nos dias de hoje, é um bálsamo para nossas jovens meninas poder tê-la como referência de mulher.