ç

Mandala dupla transp.png

ç

Tiago Salgado, Chris Barboza e Luciana Romani

A EDA foi criada em 2017 quando a escola Billar e Cia, da querida prof. Marcia Billar, foi adquirida pelos novos sócios Luciana Romani, Tiago Salgado e Chris Barboza. A escola teve um novo começo com a proposta de ser uma escola jovem, contemporânea e com um ambiente saudável e acolhedor.


Não somos somente uma escola de dança, queremos desenvolver artisticamente crianças, jovens e adultos de forma livre e autêntica através da arte da dança e do teatro. Nosso objetivo também é oferecer para o mercado, bailarinos e atores protagonistas de suas próprias carreiras e preparados para contribuir no cenário artístico atual. Fazemos isso acreditando que somos uma família, um local de livre criar, onde juntos realizamos o que não poderíamos realizar sozinhos.

Nossa filosofia

Nossa filosofia de trabalho se baseia fundamentalmente na Técnica Klauss Vianna. 

Klauss foi um bailarino e coreógrafo brasileiro que transformou a forma como o corpo era visto na dança e no teatro em meados do séc. XX. Sua técnica (TKV) ficou conhecida como um trabalho de consciência corporal e hoje pode ser entendida como arte do corpo e educação somática.

 

Para Klauss, todo corpo podia dançar e não só o padrão europeu de corpo era adequado; cada corpo era único e deveria ter suas potencialidades e limitações respeitadas.

Esta técnica permeia toda a pesquisa dos sócios Luciana Romani e Tiago Salgado e é a base dos ensinamentos da EDA. Isso se traduz na forma de corrigir cada aluno, buscando o movimento mais coerente para cada corpo, sem comparações ou modelos padronizados. Queremos que nosso aluno se sinta reconhecido e valorizado como ele é e que isso seja a motivação para o seu desenvolvimento artístico.

Como tudo comecou ... 

Nossa estrutura

Estamos localizados no coração da Granja Viana na Rua José Felix de Oliveira, 1133 em um prédio de 300m2 dispostos em:

  • Recepção com área de espera espaçosa

  • 3 salas grandes e ventiladas sendo 2 com piso elevado para proteção articular das bailarinas

  • Vestiários amplos com chuveiros

  • Varanda para socialização

  • Local para estudo

  • Estacionamento gratuito

  • Cabelereiro, café, loja de conveniência e restaurantes no complexo. 

Nossas salas

Foto: Renato Mangolin

​Sala Angel Vianna

Angel Vianna é a precursora da linhagem de grandes mulheres que inspiram a EDA. Bailarina, coreógrafa e pesquisadora do movimento, foi esposa do Klauss Vianna e sistematizadora da sua técnica. Angel é como uma diva para nós, mulher forte, além do seu tempo, artista e professora espetacular, aos 92 anos é uma referência para o mundo da dança e da pesquisa corporal.

Sala Luzia Carion

Luzia Carion é uma grande amiga. Atriz, mestre nas artes cênicas, dramaturgista, preparadora corporal e referência na Técnica Klauss Vianna, Luzia conheceu nossa sócia Luciana como aluna na Oficina de Atores Nilton Travesso quando uma relação de admiração e respeito mútuo nasceu. Como fundadora do Obara – Grupo de Pesquisa e Criação, do qual Luciana e Tiago são integrantes desde 2011, Luzia os alimenta e desafia artisticamente toda semana agindo como a grande mentora que é.

​Sala Luciana Romani

E a linhagem de grandes mulheres chega a nossa sócia e Diretora Artística, Luciana Romani. Luciana é a alma da EDA e, junto com seu marido Tiago, materializam na escola, através de suas aulas e do cuidadoso acompanhamento dos professores, toda a filosofia Klauss Vianna que move o nosso fazer. Luciana é uma jovem empreendedora; delicada, porém determinada, não tem medo de colocar seus sonhos para acontecer com muito trabalho, dedicação e amor pela arte. Nos dias de hoje, é um bálsamo para nossas jovens meninas poder tê-la como referência de mulher.

EDA Escola de Desenvolvimento Artístico - CNPJ: 28092523/0001-24/

Endereço: Rua José Felix de Oliveira, 1133 Cotia, Sp - Brasil